segunda-feira, 29 de março de 2010

Eleições regionais na Itália, 28 e 29.03.10

Filippo Penati e Roberto Formigoni são os dois candidatos favoritos a Presidência da Região da Lombardia. 
No total são sete concorrentes

A Região da Lombardia tem hoje um governo de centro-direita e o governador Formigoni (PdI), que tenta a reeleição pela quarta vez, detém o poder desde 27 de junho de 1995
Oi Pessoal
É tempo de eleições regionais na Itália.
Texto do jornal Agora notícias - Jornal mensal para os brasileiros que vivem na Itália (Ano 8 nº3 Março de 2010)
"Tons sempre mais acesos, trocas de acusações entre partidos e imigrantes chamados em causa sistematicamente. Não se assustem, é a campanha eleitoral.
Nos dias 28 e 29 de março de 2010 os italianos votarão para eleger os governadores e os conselheiros de 13 regiões - Piemonte, Lombardia, Ligúria, Veneto, Emilia-Romagna, Toscana, Lazio, Úmbria, Campania, Puglia, Basilicata e Calábria e também para renovar as administrações de quatro Províncias e quase 500 Prefeituras.
São eleições locais mas importantes. E não somente devido ao papel dos governos regionais na administração do território. As reformas dos últimos anos têm às Regiões sempre mais em poder. Também em relação à imigração, mesmo se as normas fundamentais (ingressos, permessi di soggiorno, reagrupamento, etc) são iguais em toda a Itália, as Regiões têm a possibilidade de organizar autonomamente muitas intervenções para os residentes estrangeiros: das formas de representação aos cursos de formação profissional, das políticas de habitação ao acesso às estruturas de saúde.
Hoje o mapa políltico das Regiões onde se votará é diferente daquele do Parlamento. Com exceção do Veneto e da Lombardia, controladas pelo centro-direita, as outras 11 são administradas pela oposição.
Uma mudança radical da situação reforçaria então o Popolo delle Libertá e a Lega, partidos que detém o governo, enquanto seria mais um golpe para o Partido Democrático depois da derrota nas eleições nacionais de 2008. Por outro lado, uma vitória do centro-esquerda poderia colocar a maioria em crise, obrigando a mudar de rota também a nível nacional e, daria uma nova força à oposição..."
"Com esta premissa, o voto de 28 e 29 de março será um teste fundamental para a política italiana. E inevitavelmente seus efeitos serão sentidos também pelos imigrantes que, enquanto os italianos votam, poderão somente acompanhar as mudanças nos cenários políticos regionais."
Texto de Elvio Pasca
Fotos tiradas dos murais encontrados ao longo das avenidas em Milão
Vejam no endereço abaixo outras fotos de alguns dos pretendentes aos cargos públicos desta eleição.
Como no resto do mundo os slogans não variam muito assim como as promessas que muitas vezes não saem do papel:
http://picasaweb.google.it/celia.luiz/290310EleicoesNaLombardia#
Posted by Picasa

Um comentário:

  1. É como se diz: Mudam apenas as moscas... (o resto bem sabes) Qdo estive aí a campanha era para a escolha do representante italiano no Conselho do Mercado Comum Europeu, ou coisa parecida. Então, também a cidade estava tomada por out-doors colados uns sobre os outros.

    ResponderExcluir