segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Estocolmo Parte 2 - 08.08.10

Nós em frente do Palácio Real
Que composição!, Quanto brilho!
Stortorget - Praça Grande

Habitantes locais :)
Fachada do Palacio Real
Oi Pessoal
Chuva, frio mas irresistível, assim foi nosso dia em Estocolmo.
Gamla Stan - Cidade Velha foi nosso destino.
Perder-se em suas ruas estreitas, assistir a troca da guarda no Stockholms slott - Palácio Real, ver a Storkyrkan - Catedral, o Riksdag - Parlamento, a Stortorget - Praça Grande e os vários museus, entre eles o Borshuset - do Prêmio Nobel, que encantam os olhos e enriquecem o intelecto, é fantástico!
Estocolmo é uma cidade rica também em história, vejamos um pouco dela em alguns destes lugares bem como suas eventuais origens:
Stockholms slott - Palácio Real: Concluído em meados do século 13, o Forte Tre Kronor - Três Coroas, foi transformado em residência real pela dinastia Vasa no século 14. Embora o palácio não seja mais a residência dos reis, os aposentos reais ainda são usados em cerimônias oficiais.
Um dos pontos altos do palácio, é a troca da guarda onde cavaleiros executam precisamente um ritual que é uma tradição de séculos.
Stortorget - Praça Grande: Esta praça cheia de charme e encanto que hoje divide seu espaço com cafés, restaurantes e turistas ja foi palco do chamado "Banho de sangue de Estocolmo" - 08 de novembro de 1520, um massacre sem precedentes de membros opositores da União, e por conseguinte apoiantes dos rebeldes independentistas. Mas felizmente tudo isto é passado. 
Prêmio Nobel: foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento.
Os prêmios são entregues anualmente, no dia 10 de dezembro, aniversário de morte do seu criador, a pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.
Alfred Nobel deixou uma herança de 32 milhões de coroas. Seu testamento, redigido em 1895, não deixava nenhum legado aos seus herdeiros diretos, mas determinava a criação de uma instituição a qual caberia recompensar, a cada ano, pessoas que prestaram grandes serviços à Humanidade, nos campos da paz, literatura, fisiologia ou medicina e física. O testamento estabelecia também que a nacionalidade das pessoas não seria considerada na atribuição do prêmio.
A primeira cerimônia de premiação nos campos da física, literatura, química e fisiologia/medicina ocorreu no Conservatório de Estocolmo em 1901; o Prêmio Nobel da Paz foi entregue em Oslo.
Desde 1902, os prêmios são formalmente entregues pelo Rei da Suécia. A entrega do Nobel da Paz continua a ser feita em Oslo, sendo presidida pelo Rei da Noruega.
Vejam no endereço abaixo mais fotos deste dia em Estocolmo:
http://picasaweb.google.it/celia.luiz/Estocolmo080810#
Fontes: Guida de Stocolma - Editorial Fisa Escudo de Oro, Guia Visual Folha de São Paulo e Wikipédia
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário