sábado, 4 de julho de 2009

Praga Inesquecível - 22 e 23.06.09




Oi Pessoal
Chegamos na 3ª e última postagem sobre Praga.
Nesta vou mostrar um pouco dos dois últimos dois dias que passamos nesta cidade.
A chuva veio no final do domingo e permaneceu como um chuvisco durante a 2ª e a 3ª. A temperatura despencou ficando entre 10 e 15ºC.

Mesmo com estas variáveis, foi possível ver ainda muita coisa de Praga.
Iniciamos a 2ª feira conhecendo o Castelo de Praga.

Apesar dos incêndios e das invasões periódicas, este preservou igrejas, capelas, salões e torres de todas as épocas de sua história – do esplendor gótico da Catedral de São Vito aos detalhes renascentistas acrescentados por Rodolfo II, o último Habsburgo a viver no Castelo.
Os pátios datam de 1753 – 75, quando todo o conjunto foi reformado nos estilos rococó e neoclássico. Em 1918, o Castelo tornou-se palácio presidencial da Tchecoslováquia, e o atual presidente da República Tcheca mantém um gabinete aqui.

Infelizmente, a multidão de turistas impediu qualquer chance de visitação ao Castelo. Eram filas quilométricas para entrar no Castelo bem como na Catedral de São Vito. Acabamos ficando mesmo com as paisagens dos jardins que são de tirar o fôlego.

Vimos também, através de um “buraco” no portão, a troca da guarda. Havia dezenas de pessoas se acotovelando para ver este evento.
Eu com meu 1m e 60 cm fiquei na ponta dos pés e com a máquina no alto tentando tirar o máximo de fotos possível. Chegava a ser engraçado, eu praticamente escorada nas pessoas a frente tentando enxergar e fotografar.
Os integrantes da Guarda Real são perfeitos. Seus movimentos, suas falas, suas roupas impecáveis são realmente um espetáculo. A troca da guarda ocorre a cada hora e leva mais ou menos uns 15 min.
Eu estava lá e vi tudinho, mesmo entre os buracos do portão :)
Valeu ter pegado o bonde 22 que dá acesso de Malá Strana (parte baixa) ao Castelo.

Depois disto almoçamos uma Pasta Carbonara de dar inveja aos italianos.
Novamente de barriga cheia, voltamos a “bater pernas”, agora rumo ao Parque Petrín que situa-se a oeste de Malá Strana e eleva-se a 318 metros acima da cidade. O parque nesta época do ano é de um colorido mágico em função da diversidade de flores e cores da vegetação.

O nome do parque teria vindo do Deus eslavo Perun a quem se faziam sacrifícios no morro.
Nosso objetivo primeiro era chegar a Torre de Observação que é uma imitação da Torre Eiffel.
A Torre de Observação com formato octogonal tem apenas 60m de altura, cerca de um quatro da altura da original francesa.
Junto a torre encontramos adicionalmente o Labirinto de Espelhos que fica em um pavilhão de madeira que tem a forma do antigo Portão Spicka, parte das fortificações de Vysehrad.
Para chegar a Torre de Observação e ao Labirinto de Espelhos, usa-se o funicular construído em 1891 e que dá certo frio na barriga tanto para subir quanto para descer. Mas a vista lá de cima compensa qualquer medo de altura.
Descemos já com chuva fina e tentando mais uma vez ver a troca da hora no Relógio Astronômico na Cidade Velha.
Apesar da chuva, valeu a volta a Praça da Cidade Velha pois o lugar é realmente fascinante.
Novamente não conseguimos ver a virada da hora e a procissão dos 12 apóstolos.
Tudo bem, o dia foi maravilhoso mesmo assim.

Na 3ª feira, chuva forte e frio, não havia muito que fazer além de se preparar para a maratona de chegar ao aeroporto e retornar a Itália.
Chegando ao aeroporto, encontramos um parquinho que era tudo o que a Eduarda queria. Mais uma vez nossa filhota ficou feliz e nós também.

Em 3 postagens falei um pouco do que representou a cidade de Praga para nós.
Faltou muito para ser visto, como por exemplo:
- Bairro Judaico com seu Cemitério (1478), a Sinagoga Staronová, Casas Cubistas, Convento de Santa Inês da Boêmia e muito mais.
- Visitar o interior do Castelo de Praga, da Catedral de São Vito e a Igreja de São Nicolau
- Na Cidade Nova, visitar em detalhes o Museu e o Teatro Nacional

Bom amigos seguidores deste blog, Praga é linda e DEVE ser conhecida, deve ser digerida para que se entenda sua cultura, sua história, sua gente.
Para os viajantes em curso, preparem suas máquinas, seus cartões de memória e sapatos confortáveis, a fim de aproveitarem o máximo possível esta Pequena Grande MARAVILHA!

Praga irá aparecer por muito tempo meus sonhos!
Um ótimo fim de semana a todos!
Vejam abaixo algumas fotos dos dois últimos dias destes três viajantes:
http://picasaweb.google.com.br/celia.luiz/230609Praga#

Posted by Picasa

5 comentários:

  1. Bom. Já tinha muita curiosidade com relação a Praga. Desde a primeira vez que CAKasper foi até lá. Sempre dizia: "o dia que eu for pra Europa, vou direto a Praga". Tuas postagens comprovam que realmente vale a pena, apesar dos inconvenientes que descreveste.
    Fui ver tb. as fotos. De tirar o fôlego!
    O que é o labirinto dos espelhos, hein?
    Maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Célia, grato pela narrativa e fotos. Ficarei de "castigo" em Praga durante sete dias em setembro. Estou preparando meu arsenal para fotografar a cidade; calçado confortável para por os pés nas ruas e, é claro, o espírito para desvendar algumas especialidades líquidas daquele lugar (e não é a chiuva!).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Beth
    O labirinto de espelhos é um lugar onde todas as paredes são feitas de espelhos e chama-se labirinto justamente pq em determinado momento não sabe bem onde é o caminho de volta. Você se vê refletida em todas as paredes. Tem adicionalmente uma sala com vários espelhos com tamanhos diferents que lieralmente "deformam" a pessoa - você fica mais alta, ou mais gora, ou retartida em dois. É engraçado!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Sergio
    Sete dias é um tempo bem apropriado para, como eu digo, "digerir" Praga. É realmente um lugar fascinante. Os atrativos não são veramente distantes mas precisa-se um pouco de planejamento e depois disto, é colocar o pé na estrada.
    Uma ótima viagem, aproveite muito e se possível, mande algumas fotos com as tuas impressões.

    ResponderExcluir
  5. Praga é linda, mas gostei mesmo foi de ver o Eduardo com a camiseta do timão, deixando a cidade ainda mais bela :)))

    ResponderExcluir