quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Eduarda e suas paixões, 28.10.09, quarta




Oi Pessoal
Estamos em pleno outono aqui na Itália.
Os dias são mais curtos e a temperatura é muito agradável, sempre algo entre 12ºC e 18ºC.
A Eduarda pela manhã está na escolinha e aos poucos está sem ambientando.
Vejo que o idioma é uma das maiores dificuldades mas ela, assim como todas as crianças, aprende muito rápido e ao falar comigo ou com o Eduardo já utiliza várias palavras em italiano.
As tardes são preenchidas com brincadeiras, pinturas, desenhos mas ela tem algumas paixões que agora no outono precisam ter os horários revistos.
Uma delas é fazer "Piquenique de Livros" isto quer dizer, descer no parque que temos atrás do prédio com uns 10 livrinhos - outra de suas paixões.
Levamos também uma sacola cheia de coisinhas gostosas como: sucrilhos, bolachinhas, Todinho, "leite rosa" nome dado ao iogurte de morango e o que mais ela encontrar no armário.
Levamos também a Suzana - boneca que foi presente daTia Eunice, o sapo verde - presente do Jeff, a caixa de giz para fazermos desenhos no chão e uns bonequinhos que escutam atentamente as histórinhas que a Mamãe pacientemente lê.
Ela já sabe decor quase todas e me corrige sempre que pulo uma página ou quando troco alguma frase.
Ontem fizemos este ritual às 16:30 mas já sentimos a diferença de temperatura e vimos o sol se despedindo no horizonte.
Para a Eduarda no entanto, o anoitecer tem outra explicação, ela me disse: "Mamãe não está ficando noite, está mais escuro porque o sol está escondido atrás daquele prédio", apontando na direção de um edifício que estava as minhas costas.
Fiquei contemplando aquela menininha com sorriso no rosto e pensando que magia é ser criança, que maravilha é imaginar o mundo de um jeito todo peculiar dando as coisas a dimensão própria de quem tem 4 anos!

Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Pensamentos e conclusões simples e descomplicadas.
    Da mesma forma vais ter que responder quando chegar a fase dos "porquês". Já sabes que as respostas devem ser simples o que te facilitará um monte. Nós adultos é que complicamos tudo... e elas - as crianças - na sua inocência e pureza conseguem nos ensinar mais isto: a simplicidade
    ;o)

    ResponderExcluir