segunda-feira, 8 de junho de 2009

Berlim - história viva, 01 e 02.06.09

Oi Pessoal
Dando seguimento ao report sobre a viagem a Berlim, resolvi alterar um pouco a postagem e neste segundo texto vou colocar apenas minhas impressões sobre os horrores da II Guerra Mundial através dos campos de concentração, dos documentos e registros de pessoas que eram contra o regime Nazista bem como das atrocidades do Muro de Berlim.
Confesso que aprendi mais nos três dias que estivemos em Berlim do que na época da escola.
É impressionante como o interesse leva-nos a absorver melhor fatos e acontecimentos.
Estar em Berlim foi como assistir um filme no cenário original.
As fotos a seguir mostram parte da II Guerra Mundial, horrores dos Campos de concentração bem como seus algozes.
Trazem ainda o Muro de Berlim que foi construído justamente para que novas atrocidades não ocorressem, grande engano.
Muita gente morreu tentando ter uma vida melhor, ter uma vida com mais oportunidades ou ainda por não concordar com as decisões que outros tomaram em seu nome.
A II Guerra Mundial destruiu a Alemanha mas em especial a cidade de Berlim, local onde as grandes decisões eram tomadas e onde residiam os poderosos.
No pós guerra, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental ocupada por EUA, França e Grã-Bretanha (capitalista) e a Alemanha Oriental ocupada por URSS (socialista).
A divisão foi feita pelo famoso Muro de Berlim que tantas vítimas fez ao longo dos 28 anos de existência. O muro existiu de 13 de agosto de 1961 até 09 de novembro de 1989.
Hoje esta cidade mostra-se ao mundo completamente reconstruída.
É inacreditável como eles conseguiram.
Continua imponente, no entanto os efeitos da unificação são notados nas pessoas que pedem esmoladas nas ruas e nos trens.
O lado oriental ainda mantém as marcas de anos de desigualdade se comparado com o lado ocidental. E isto é visto nos prédios, nos carros, nas pessoas.
Pelo que podemos ver, a Alemanha teve que aprender uma amarga lição. Lição de humildade e de respeito ao próximo.
Memoriais foram construídos como o do Holocausto em memória aos Judeus e o do Muro de Berlim, construído às pessoas que morreram tentando atravessá-lo.
Mas ainda existem outras construções como a que está em andamento no local onde um pedaço do Muro foi poupado da destruição em 1989.
Neste local atualmente existe uma exposição a céu aberto dos horrores dos campos de concentração, dos documentos de pessoas que não eram simpatizantes do regime nazista, bem como informações sobre o Muro de Berlim. Este local será transformado em um museu.
Temos adicionalmente nas fotos anexas, a Igreja da Memória que foi bombardeada na II Guerra Mundial e que propositalmente não foi reconstruída também para mostrar o que aconteceu na época.
A foto acima mostra um lugar chamado Checkpoint Charlie nome dado pelos aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Oriental.
Checkpoint Charlie se tornou um símbolo da Guerra Fria, representando a separação do leste e oeste, e – para os alemães orientais – uma estrada para a liberdade.
Hoje este ponto serve para turistas tirarem fotos a 1Euro.
Decadência?
Com certeza não, ilustra uma fase negra da história mundial e que deve ser conhecida.
Vejam abaixo mais fotos de Berlim:
http://picasaweb.google.com/celia.luiz/010609BerlimAsAtrocidades#
Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Tô até com vergonha de começar o meu blog... apesar de Melbourne ser a capital cultural da australia me falta toda esta destreza em escrever e relatar as coisas fazendo com que as pessoas se sintam tão perto de tudo... assim que vc escreve, faz a gente ter vontade de conhecer todos estes lugares... S A U D A D E

    ResponderExcluir