sábado, 31 de outubro de 2009

"Dia do aniversário das bruxas", 30.10.09, sexta


Oi Pessoal
Segundo a Eduarda, Halloween é o "Dia do aniversário das bruxas", esta foi a definição que ela nos deu ontem quando saiu da escola onde teve festa e fotos feitas pela professora Dina.
Aqui na Itália todos "comemoram" a data, tem gente fantasiada, casas com teias de aranha penduradas nas portas e muita brincadeira como "doces ou travessuras".
Também é época de ir aos cemitérios e rezar pelas pessoas que já se foram.
Um pouco sobre a história do Halloween:
"A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos.
Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis...
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano.
Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Já a brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador.
Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu."
Halloween pelo mundo:
A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país. "
Fonte: http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/halloween_historia.asp
No Brasil não temos Halloween, mas acabamos descobrindo aqui na Itália que temos uma linda Bruxinha em casa.
Vejam fotos da nossa Bruxinha na escola:
http://picasaweb.google.com.br/celia.luiz/301009HalloweenNaEscola#
Posted by Picasa

2 comentários:

  1. veja você, que nunca havia me dado conta que esta festa coincidia com nosso Finados. Muito menos sobre estas informações da origem da palavra e os costumes célticos em torno desse evento.
    Muito interessante.
    Qto. à bruxinha em casa, é consequencia do convívio com outra cultura!
    E viva a diferença!!!! Se bem que por aqui, já vemos com mais força esta comemoração. Principalmente e extamente, nos colégios dos pequerruchos.

    ResponderExcluir
  2. Aqui na Australia o Halloween nao eh muito tradicional, mas algumas criancas bateram aqui na porta fantasiados e pedindo 'doces ou travessuras'. O Peter me perguntou o que era mesmo o Halloween e como eu havia acabado de ler o teu blog ficou facil de explicar :) Thanks amibruxa!!

    ResponderExcluir