domingo, 6 de dezembro de 2009

Protesto em Atenas na Grécia - 06.12.09, domingo


Oi Pessoal
Estamos em Atenas desde ontem.
Entre passeios como Acropolis e Templo de Zeus, presenciamos um protesto de estudantes.
Começamos a perceber que algo estava errado quando vimos helicópteros sobrevoando a cidade, ruas fechadas e um contingente muito grande de policiais por onde passávamos.
De repente a polícia de choque aparece e nós rapidinho, como medida de segurança, voltamos ao hotel.
Chegamos e já ligamos a TV. O noticiário em grego não possibilitou sabermos o que realmente ocorreu mas a internet já disponibilizava a informação.
Vejam abaixo noticias do uol:

"ATENAS (Reuters) - A polícia grega utilizou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes durante protesto que reuniu milhares de pessoas em Atenas, neste domingo, para lembrar a morte no ano passado de um adolescente por polícias, que deu início aos piores conflitos de rua no país em décadas.
Jovens encapuzados deixaram a marcha com mais de 3.000 pessoas e quebraram janelas de lojas, colocaram fogo em latas de lixo e atiraram pedras contra os policiais, disseram testemunhas.
"Estamos usando gás lacrimogêneo em várias frentes onde os jovens estão atacando lojas e colocando fogo em latas de lixo", disse um policial, que pediu anonimato.
O novo governo socialista da Grécia colocou mais de 6.000 policiais nas ruas de Atenas para tentar impedir a repetição dos protestos do ano passado que atingiram a capital e outras cidades gregas, causando milhões de euros em prejuízo.
Os protestos deste domingo foram motivados também pelo descontentamento dos jovens com o alto índice de desemprego e as dificuldades econômicas. Os manifestantes disseram neste domingo que, apesar da mudança de governo em outro, pouco mudou nas vidas deles desde então."

Agora um parêntese de quem está aqui como turista, é impressionante a quantidade de lixo encontrada nas ruas.
São "montanhas" de sujeira, papel, latas e garrafas amontoadas em todo o lado.
Em muitas ruas inclusive, é impossível caminhar.
Demostra deleixo e muita falta de cuidado não só com o turista mas acima de tudo com o próprio cidadão.
Acredito que a manifestação que vimos hoje, também seja um reflexo disto.
Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Ainda bem que o hotel estava próximo, hein!!?
    Ainda bem também que apesar dissso e do lixo, puderam visitar as maravilhas do que resta da civilização grega.Aliás, no video glorioso da Duda cantando e "aberrentando" deu pra ver, lá no fundo, um cenário de cinema! Colunas liiindas!
    Ah... junte um pedrinha do chão grego e me traga de presente, ok? pequetitita...pra não pesar nem ficar faltando aí.

    ResponderExcluir