terça-feira, 19 de maio de 2009

Coisas de Milao - 3

Uma das tantas coisas bacanas que existe aqui em Milão é a preocupação com o meio ambiente e com a ecologia. Pudera, não é para menos. Milão é o exemplo de cidade que cresceu de forma desordenada, e como resultado suas ruas são estreitas e todo o congestionamento de carros é um verdadeiro caos.
Neste sentido, foi criado o BikeMi (http://www.bikemi.com/) que é um sistema de aluguel de bicicletas que funciona online. Com ele a intenção da prefeitura é de reduzir os automóveis nas ruas e encher com as bicicletas.
Posso lhes dizer que a iniciativa é muito bacana e bem sucedida. Por onde quer que se ande na cidade, e a qualquer hora do dia se vê as bicicletas amarelas rodando com rapazes fazendo exercício, senhores de negócio com seus ternos, ou senhoras e meninas de todas as idades. O BikeMi é um sucesso e um belo exemplo a ser seguido.
Como funciona? Muito simples. Tudo é iniciado na internet. Você entra, cria um usuario e uma senha e com o cartão de crédito define qual sua modalidade de assinatura. Pode ser diária, semanal ou anual. Depois de feito o cadastro e pago o valor do aluguel (que por duas horas custa €2,50 e pelo ano inteiro custa €35,00) basta ir a algum dos vários pontos do BikeMi espalhados pela cidade. Lá voce encontra as bicicletas e um terminal, onde digita a sua senha e coleta a bicicleta. Depois das duas horas voce deve retornar a mesma em qualquer um dos inúmeros pontos ao longo da cidade, e pronto.
As bicicletas são excelentes. Claro, não são monutain bikes ou grandes bicicletas de corrida, mas possuem marcha (que funcionam bem), faróis dianteiros e traseiros (a dínamo) e cestinho para carregar qualquer coisa. Ah, possui buzina também.
E tudo funciona, perfeito, perfeito.
Chama-se primeiro mundo!

Crédito da foto: http://www.flickr.com/photos/ambrosianapictures/3087736044/

Posted by Picasa

Um comentário:

  1. Se fores parceiro, tô nessa num desses dias que vou estar por aí. Claro, uma volta parcimoniosa pois pedalar dá uma tremedeira nas pernas, que só eu sei. É preciso alongamento antes e depois. Do contrário, no dia seguinte, estás fu-fu!

    ResponderExcluir